Quem trabalha com gestão de frotas ou tem interesse em trabalhar precisa ter em mente que imprevistos acontecem, mas podem ser evitados.
A gestão da frota de veículos pode ser bem caótica, de maneira que as coisas nem sempre acontecem conforme o planejado.
Portanto, para o artigo de hoje selecionamos algumas questões referentes ao assunto que podem ajudar, e muito, no cotidiano de trabalho.
Ao tratar da gestão de frotas, alguns pilares precisam ser observados de forma a garantir a excelência no trabalho, e evitar ao máximo que situações de imprevisto ocorram.
Veja quais são eles!
O consumo de combustível representa um dos maiores custos operacionais numa frota, e infelizmente não é um gasto que possa ser cortado, a não ser que seja feita uma aquisição de veículos que não utilizem combustíveis fósseis.
Porém, com um trabalho de conscientização da equipe, é possível adotar uma série de práticas que podem reduzir o consumo excessivo.
Para reduzir os custos com manutenção, o gestor poderá usar sistemas que automatizam o monitoramento da situação dos veículos, ou mesmo, manter as revisões programadas e fazendo manutenções preventivas – ambas são importantes, veja porque:
Unindo essas soluções, ajuda a manter as unidades na estrada por muito tempo, evitando quebras inesperadas que prejudicam a produtividade, atrasam o cronograma e geram transtornos.
Os veículos são patrimônios cruciais da empresa – garantem que a atividade do empreendimento seja realizada de maneira eficiente, portanto, é imprescindível proteger a frota.
Um gestor responsável deve analisar diferentes alternativas a fim de encontrar a mais viável que possa garantir um seguro que seja abrangente para toda a frota e operação. A negociação é fundamental para encontrar bom preço e cobertura satisfatória – pois quanto mais veículos e periculosidade dos deslocamentos – maior o custo.
Mas, é melhor gastar com seguros do que ter a frota e as mercadorias caindo em mãos indesejadas. Concorda?
Quesito importantíssimo na gestão de frotas – manter os custos com documentos e regulamentações, é algo inerente à agenda do gestor.
Como os gastos nesse setor são vários, é bom estar atento a datas de pagamentos, descontos por antecipação etc.
Entre os principais custos destacamos:
Treinamentos e capacitações são fundamentais para qualquer empresa – especialmente nas empresas de frotas!
Manter um cronograma de aperfeiçoamento das habilidades dos funcionários, treinamentos práticos, cursos de Direção Defensiva, reciclagens… todos são essenciais para ensinar e conscientizar os motoristas para a condução segura.
Esse pode ser o melhor investimento realizado por um gestor de frotas – pois evita gastos e transtornos ocasionados por um acidente.
Busque sempre estratégias e planos para que a empresa opere com maior eficiência, buscando reduzir riscos e custos.
Uma gestão de frotas de excelência bem feita e pensada traz resultados muito positivos!
Aumente a disponibilidade, reduza e controle os custos de sua frota com o Sistema GPM. Obtenha respostas rápidas e precisas para uma tomada de decisões mais assertiva.
Clique aqui no link para falar com um de nossos consultores.
Acompanhe as nossas atualizações!
Fale agora com um de nossos especialistas: