A gestão de materiais no setor elétrico é composta por várias etapas que se complementam, e ao serem seguidas corretamente, podem gerar resultados positivos para o negócio, deixando a sua empresa mais organizada e melhorando a situação financeira.
Pensando assim, o texto de hoje é voltado para a prática da gestão de materiais, vamos lá?
A gestão de materiais é o ato de controlar e fiscalizar as questões que envolvem os materiais aplicados ou retirados em campo, para que as atividades sejam executadas com assertividade.
A gestão é composta por etapas que visam inspecionar os tipos de produtos que serão adquiridos, observar como são distribuídos, e o que pode ser feito para evitar que sejam desviados. Ou seja, ela funciona como uma unidade de apoio, na qual a função é:
fiscalizar os setores de almoxarifado;
controlar licitações e compras;
conferir o estoque e a movimentação.
Controlando estas áreas, a empresa vai saber tudo o que acontece com os materiais adquiridos!
Como fazer uma gestão de materiais de forma eficiente no setor elétrico?
Veja agora algumas dicas super práticas e efetivas para melhorar a gestão de materiais na sua empresa.
O primeiro passo é listar todos os materiais utilizados pela sua empresa.
Monte uma lista detalhada, com datas e quantias, de todos os materiais que são necessários para o funcionamento diário da operação.
Após a listagem você precisa criar uma classificação com códigos numéricos para cada tipo de material e organizá-los por categorias. Depois, faça o cadastro desses códigos numa planilha ou sistema de gestão, incluindo a descrição do material, para encontrá-lo com facilidade.
Essa organização facilita e acelera o processo de localização dos materiais elétricos no estoque, e aumenta a produtividade de utilização, por consequência.
Comece limpando e organizando o estoque num momento em que a empresa não esteja operando, de forma a iniciar a efetiva organização da sua empresa, e ao mesmo tempo treinar a equipe para que mantenha o ambiente limpo, organizado e os materiais elétricos sempre cadastrados corretamente.
Separe os itens por tipos e grupos – isso facilita a localização no estoque, e veja se as condições de armazenagem estão adequadas. Se a sua empresa recebe visitas de clientes, opte por deixar algumas mercadorias expostas para gerar uma boa impressão.
É necessário que sua empresa do setor elétrico tenha um controle de qualidade dos materiais utilizados, de forma a evitar problemas na produção e no pós-venda.
Promova uma inspeção de qualidade, e faça uma avaliação dos seus fornecedores a fim de selecionar aqueles com a melhor qualidade pelo menor custo. Não hesite em negociar bons descontos e prazos de entrega.
O planejamento é essencial, pois é aqui que sua empresa pode acertar ou errar na quantidade e qualidade dos materiais elétricos adquiridos.
Adquira uma quantidade de materiais que seja suficiente para a demanda do período estabelecido, mas que não haja sobras excessivas a fim de evitar desvios ou perdas na operação.
E principalmente, utilize sempre uma estratégia de programação dos materiais com antecedência para ter uma previsibilidade de utilização, e assim conseguir uma rastreabilidade dos materiais, ferramentas e equipamentos.
Por isso, é dessa forma que a sua empresa precisa ter uma boa gestão para organizar as demandas com assertividade.
A GPM Soluções oferece um software de Gestão de Materiais que faz a rastreabilidade por número de série de seus materiais. Caso você ainda não realize esse trabalho com o auxílio da tecnologia, é uma boa ideia começar, para identificar problemas rapidamente e obter melhores resultados.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa ferramenta!
Esperamos que essas dicas tenham te ajudado! Até a próxima!
Acompanhe as nossas atualizações!
Fale agora com um de nossos especialistas: